sexta-feira, 8 de abril de 2011

Eu gostaria muito de começar algo assim, mas tenho toneladas de fotos impressas (um saco de 100 litros de lixo), para ser precisa.
Encontrei este post no blog Chega de Bagunça:
Hora de organizar as fotos do computador. Isso pode levar vários 15 minutos, pois eu estou nesse projeto desde o começo da semana.
Muitas vezes simplesmente descarregamos as fotos da máquina digital no computador e nem nos damos ao trabalho de revisar, tratar ou revelar as fotos.
 
Certa vez alguém me falou que a única coisa capaz de passar por várias gerações intactas e sem defasagem são fotografias (reveladas).
Aprendi isso recentemente quando meu lap top foi furtado e nele estavam fotos importantes dos 4 meses antecessores ao evento.
Depois desse episódio, resolvi revelar todas as fotos que estavam armazenadas em outras mídias e decidi que todo final de mês revelarei as fotos do mês.
Mas antes, é preciso organizar as fotos. Depois de tentar vários sistemas de organização, optei por organizar minhas fotos por data (mês e ano para ser mais precisa).
Estou aproveitando essas promoções de sites de compra coletiva para comprar revelação de fotos por um preço razoável nas mais diversas modalidades com fotobook, fotozine, etc. Hoje comprei vários Álbuns Fotográficos no Clube do Desconto para revelar fotos de viagens, férias, aniversários e festas.
Se você vai se organizar, siga essas regras básicas:

- Escolha as melhores fotos;
- Corrija olhos vermelhos e eventuais defeitos;
- Apague fotos duplicadas, borradas, etc;
- Mantenha no computador somente aquelas que você revelaria;
- e Mande revelar.

Pós Post: Você pode usar um software para organizar as fotos, eu uso o Picasa e também pode fazer Upload das fotos para tê-las on line.
Mas quando você reúne a família e de repente dá uma vontade de ver fotos você fala: Peraí que vou entrar na internet para vermos as fotos! (Acho que não, né?)
Melhor mesmo é selecionar as melhores fotos e revelar.

Comecei a organizar por pastas  _ JA _ JV _ Natascha _ Peter _ viagens _ festas.  Fui  colocando tudo nas pastas grandes e de cores diferentes. Quando pensei que tinha terminado, descobri o tal saco. Foi um desanimo só!
Agora, lendo o post acima, deu-me vontade de começar novamente, mexendo nas fotos pelo menos uma vez por mês. Tenho muita vontade de fazer scrapbooking também, que acho uma graça!

Pssst: não contem para ninguém que ainda tenho que fazer o mesmo com as fotos de papai (lindíssimas). Será que até eu ficar bem velhinha, chego lá? 

Posso também:

A mania de scrapbook está aí, muitas mulheres gastam centenas de horas (e dinheiros) criando um álbum de memórias e fotografias com os amigos. Mas se este passatempo não é para você e mesmo assim você quer manter seus álbuns de fotos nas gavetas, mas sob controle e ainda evitar a sensação de estar sendo sufocada pelas lembranças fotográficas, siga estas etapas:

Passo 1: Separe 3 a 4 horas
Para cada ano de atraso, compre um arquivo/caixa de fotografia (de qualidade). Disponível em lojas de fotografia, revelação ou lojas de Utilidades Domésticas ou ainda em lojas como a imaginarium. ou tok&stok, eles tem uma enorme variedade de cores e padrões. Escolha um estilo que combina com a sua decoração e seu gosto.

Confira todos os quartos, gaveta, armário e sacolas de viagem a procura das fotos. Traga todas as fotos para uma localização central, em uma grande área de trabalho, como a mesa da sala de jantar ou escritório.
Programe o timer para você mesma, não gaste mais do que três horas na triagem das fotos, agrupe por categorias. Você pode agrupar por ano, fase da vida (infância, adolescência, colégio, idade adulta), tipos de pessoas (família, amigos, trabalho) ou eventos (férias, festas, feriados). Siga o seu primeiro impulso sem mudar toda hora as decisões. Ao terminar de triagem, ponha cada categoria em sua própria caixas e etiquete. Mesmo que você nunca avance para a próxima etapa, você poderá facilmente desfrutar de suas fotos agora.

Passo 2: Usando álbuns (25 a 30 horas)
Compre álbuns que acomodem vários tamanhos de fotos. Portfólios de Artista com páginas pretas páginas permitem que você organize suas fotos com colagem e é um excelente modo de guardar suas fotografias. Existem no mercado vários tipos de álbuns ( plástico, plástico x papel de seda, aderente) e vários tamanhos.
Cada álbuns de fotos demora cerca de 15 a 20 minutos para ficar pronto. Não tente fazer tudo de uma só vez. Reserve uma hora específica em cada semana ou mês e trabalhe em apenas uma caixa de fotografia por vez. Você também pode dar uma caixa aos seus filhos/marido e pedir que ajudem.

Cuidado para não guardar fotos ruins. Descarte também as fotos que estão borrada, estranhas ou descentralizadas. Fotos tiradas a distância, com uma má imagem, ou que alguém foi cortada devem ser descartadas. Fotos duplicatas e redundante disparos podem ser guardados para projetos escolares, colagens, etc.
Guarde negativos e fotos duplicatas em sacos etiquetados, indicando a que categoria o álbum pertencem. Conserve as fotografia dentro das caixas.

Passo 3: Um sistema para continuar ordenando as fotos
Continue ordenando as caixas que contenha fotos que você ainda não ordenou e ordene para abrir espaço para novos fotos e álbuns. Você pode também incluir postais e selos nos álbuns das coleções/categorias.
Limite a quantidade de disparos em câmeras analógicas. As câmeras digitais têm revolucionado a história da foto, já que você pode apagar as fotos que não ficaram boas imediatamente. Para fotos digitais, em muitas lojas de revelação já é possível revelar suas fotos em um foto livro Livraria Saraiva, fica muito legal.

Atualize suas caixas e álbuns rotineiramente, pode ser uma vez por mês ou duas vezes por ano-digamos, janeiro e julho.

Toda essa coisa de organizar as fotos é mais divertida do que você poderia pensar, e agora você vai ter muito mais vontade para organizar todos os seus momentos fotográficos, então ficará semelhança de outros scrapbookers, e quem sabe você já passa para a próxima fase (que é de confeccionar scrapbooks). Se não, você simplesmente pode ser feliz sabendo que pode olhar para férias do ano passado ou a foto do primeiro aniversário do seu filho sempre que quiser.
fonte: Julie Morgenstern
 
Quem vai me ajudar a escolher o melhor método? Deixe seu comentário! Vou adorar.
Hoje fiquei triste, quando Caio me perguntou porque não havia sido convidado para o casamento do Zé e da Mari. Ele realmente estava surpreso e magoado. Que fazer? Eu também não sei!.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial